HISTÓRICO DA ASSOCIAÇÃO CASA DA CRIANÇA DE SANTOS
A Associação Casa da Criança de Santos foi fundada em treze de maio de um mil oitocentos e oitenta e nove por José Xavier Carvalho de Mendonça e Aureliano de Souza Nogueira da Gama, sendo denominado Asilo de Órfãos e Assistência à Infância Desvalida.
Quando da fundação sua sede localizou-se na Rua Xavier da Silveira, nº 4, atualmente a Associação Casa da Criança de Santos sedia-se na Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, nº 120.
Teve como proposta de instituição o atendimento e cuidados de crianças órfãs, cujos pais faleceram vítima da epidemia de Febre Amarela que varreu a nossa região.
Em cerimônia com a participação de grande parte da Sociedade Santista, José Xavier Carvalho de Mendonça foi designado seu primeiro Presidente. Naquela ocasião, no prédio situado à Rua Xavier da Silveira, nº 4, foram acolhidos 33 (trinta e três) órfãos, sendo 6 (seis) de uma única família.
No dia 16 de junho do mesmo ano a Associação Casa da Criança de Santos foi transferida para o prédio da Rua Xavier da Silveira, nº 124, doado para essa finalidade pela Viscondessa do Embaré, Sra. Josephina de Carvalhais Ferreira, e seu filho Sr. Eduardo Ferreira, o que permitiu uma lotação de 60 crianças.
Nestes 131 (cento e trinta e um) anos a Associação Casa da Criança de Santos participou intensamente no auxílio à Comunidade Santista, abrigando crianças que se tornaram órfãs, devido ao surto epidêmico de febre espanhola (em 1918); à Santa Casa de Misericórdia de Santos, quando houve o desabamento do Mont Serrat (em 1928); na contribuição a Cruz Vermelha Brasileira durante a Revolução Constitucionalista (em 1932). Na cessão para a Prefeitura Municipal de Santos de local em sua sede onde foram instaladas 2 (duas) unidades: a) NIC – Núcleo de Amparo a Infância, cujo objetivo era a prevenção e tratamento para as crianças portadoras do vírus HIV, inaugurado em 1995; e b) Programa “nascer e viver” nessa mesma casa, em salas adaptadas e reformadas onde era feito atendimento para as gestantes com alto risco psicossocial, este programa ofereceu atendimento psicológico e social à gestante e encaminhamento até 40 dias após o parto.
Em outubro de 1997, foi inaugurada a Escola de Educação Infantil Treze de Maio, homologada em 15 de dezembro de 2000; atendendo crianças encaminhadas pela Secretaria de Educação do Município.
Em 13 de maio de 2003, ano que completou 114 anos, a Associação Casa da Criança de Santos foi condecorada com o “PRÊMIO BEM EFICIENTE 2003”, sendo escolhida entre entidades de diversas cidades brasileiras. O prêmio teve como objetivo reconhecer publicamente as entidades que demonstraram trabalho e desempenho nas suas áreas de atuação, dentro de uma estrutura profissional e competente, operando com custos administrativos baixos, com transparência e supervisão externa, de forma a garantir sua perpetuação como entidade beneficente.
Manteve parceria com a Prefeitura Municipal de Santos, através da locação de suas instalações para a Creche Municipal “Casa da Criança”, que atendia crianças encaminhadas pela Secretaria de Educação do Município de Santos, encerrada em 2009, além de projetos de mútua cooperação.
Em 13 de maio de 2012, a Associação Casa da Criança de Santos completou 123 (cento e vinte e três) anos de trabalhos executados em prol da comunidade santista e especificamente no que tange a formação das crianças menos favorecidas.
A Entidade, durante esses cento e trinta anos, foi passando por muitas transformações, adequando-se para cada vez melhor atender e educar as crianças abrigadas, bem como as crianças que lhes são confiadas para estudarem na Creche e na Escola de Educação Infantil Treze de Maio, pré-escola.
A capacidade atual de atendimento a comunidade é dividida entre os três equipamentos, da seguinte forma: a) 20 (vinte) crianças para o serviço de acolhimento “Treze de Maio”; e b) 260 (duzentos e sessenta) crianças para a Escola de Educação Infantil Treze de Maio, divididas entre a Creche (crianças de 0 até 4 anos) e a Pré-Escola (crianças de 4 até 6 anos).
Atualmente, a Associação tem capacidade para 350 crianças na Pré-Escola e Creche, sendo 20 crianças acolhidas.
A Instituição oferece as crianças de uma forma geral: educação infantil, alimentação, lazer, informática, educação física e artística; assistência médica, odontológica, fonoaudiológica e fisioterápica; acompanhamento pedagógico, assistencial e psicológico. Seu corpo de instrutores é composto por professores e monitores especializados, todos com graduação em pedagogia da educação infantil, como determina a LDB, ou no caso dos mais antigos, com magistério, mas mesmo assim com comprovado notório saber na área. Possui para atender tal estrutura, em média 94 (noventa e quatro) funcionários, entre auxiliares, atendentes, monitores e professores.
Para o engrandecimento da Entidade existem em andamento e propostos, diversos projetos, que visam melhorar ainda mais o atendimento das crianças e funcionários, com o único objetivo, de dar um futuro melhor aos seus atendidos, com DIGNIDADE, EDUCAÇÃO E SAÚDE.
A Associação Casa da Criança de Santos foi declarada de Utilidade Pública Federal, pelo Decreto nº 59.346, de 30 de setembro de 1966, publicado no Diário Oficial da União em 11 de outubro de 1966, mantida pelo Decreto SN de 27 de maio de 1992. De Utilidade Pública Estadual, pelo Decreto nº 41.468, de 20 de dezembro de 1996, e de Utilidade Pública Municipal pela Lei Municipal nº 2.397 de 1º de setembro de 1981.